top of page

BONSAI - Cultivo e história

  • Bruno
  • 19 de jan. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de fev. de 2020


Significado e origem

O cultivo do bonsai, palavra esta que significa planta cultivada em bandeja, refere-se as práticas utilizadas no crescimento e manutenção de diversos tipos de plantas e arbustos, onde tais técnicas visam obter as chamadas “plantas em miniatura”. Esta filosofia de cultivo é uma prática muito difundida no oriente, onde países como China e Japão possuem este costume a vários séculos. Nestes países a arte do bonsai é tida como uma filosofia sendo estas plantas consideradas obras primas.


No Brasil, o bonsai chegou junto com a imigração japonesa, as plantas e a filosofia faziam parte da cultura japonesa e eram passadas de geração a geração. Os bonsais eram de grande importância para os imigrantes que buscavam trazer uma parte da sua origem junto a sua bagagem.


Tipos de bonsai

Os diferentes tipos de bonsai podem ser classificados de acordo com o seu tamanho, variando de uma árvore de mais de um metro de altura (bonsai grande), até plantas que cabem na palma da mão (Mame bonsai). Contudo, conforme menor o tamanho do bonsai, mais difícil se torna o manejo, pois este visa recriar o formato de uma árvore grande. Dentre os diferentes tipos, o mais difundido é o de tamanho médio (Katade-bonsai) que varia de 20 a 37 cm de altura.



De acordo com o estilo, os bonsais são classificados em seis diferentes categorias que variam quanto ao seu formato básico. Os seis principais estilos são:

· Ereto formal (Chokkan);

· Ereto informal (Moyogi);

· Tronco inclinado (Shakan);

· Formato de cascata (Kengai);

· Curvatura do vento (Fukinagashi);

· Estilo literati (Bunjin).


A etapa inicial da confecção do bonsai é muito importante pois irá definir a estrutura da planta que você irá cultivar.


Cultivo e manutenção

Como o próprio nome se refere, o cultivo do bonsai é realizado em vasos ou bandejas. A planta necessita de luz solar direta e aconselha-se seu cultivo em locais abertos com boa iluminação. A rotação da planta também é importante, minimizando os efeitos que o crescimento dos ramos e folhas na direção do sol irá causar. Conjuntamente, deve-se evitar locais muito fechados e o uso de ar-condicionado e aquecedores.

As regas são muito importantes no cultivo do bonsai, os pequenos vasos utilizados no cultivo em geral necessitam de constantes regas, uma a duas vezes ao dia, no período da manhã e à tardinha. Contudo, o uso de pratos embaixo dos vasos não é indicado, salvo em casos de viagens de final de semana. A elevada umidade nas raízes pode levar ao seu apodrecimento e consequente morte do bonsai.



Para se realizar a modelagem do seu bonsai utiliza-se a técnica de aramação. Esta técnica consiste na colocação de arames em volta dos ramos do futuro bonsai e tem como objetivo conduzir os galhos e brotos na direção desejada. Aliada a esta técnica realizam-se as podas, as quais visam remover ramos e galhos que fujam do estilo que você escolheu. Esta é uma importante etapa na confecção do seu bonsai e precisa ser trabalhada com cuidado.


Para se proporcionar uma grande durabilidade para o seu bonsai são necessários diversos manejos que são realizados conjuntamente as técnicas de confecção citadas anteriormente. O replantio é uma destas técnicas e visa a reposição de nutrientes, a poda das raízes do bonsai também é realizada nesta e etapa.


Aliado ao replantio, a adubação das plantas se faz necessária, visando a reposição de nutrientes. Os bonsais por serem cultivados em pequenos vasos necessitam da adição de produtos que auxiliem no seu desenvolvimento e bem-estar.


Dentre os tipos de adubação utilizadas podemos citar a orgânica e a mineral. A orgânica consiste na adição de produtos naturais, tais como resíduos vegetais ou esterco. Estes adubos são absorvidos mais lentamente pelas plantas e podem ser adicionados em maiores quantidades. Contudo, os adubos minerais apresentam elevadas concentração de nutrientes que são absorvidos rapidamente pelas plantas (N, P e K) e devem ser manejados com cuidado. O uso de elevadas quantidades de adubo mineral pode levar a planta a morte.



Com relação a pragas e doenças, é sempre importante prevenir o seu aparecimento. Desde que sua planta esteja em boas condições a propensão ao ataque de patógenos será reduzida, porém, é importante realizar a aplicação de produtos visando sua prevenção. A alta sensibilidade dos bonsais requer uma grande atenção na aplicação destes produtos, tomando cuidado para não prejudicar o desenvolvimento das plantas.


O cultivo do bonsai é uma arte que soma diversas técnicas e cuidados. Inicialmente o cultivo pode ser um pouco difícil, mas não é necessária uma formação especial para se tornar adepto desta filosofia.


Existem diversos cursos que podem dar a você o suporte necessário para iniciar o cultivo do bonsai. Inicialmente as maiores dificuldades estão relacionadas a manutenção, pois geralmente as pessoas adquirem uma planta e posteriormente se arriscam na confecção do seu próprio bonsai.


Assim, recomendo a utilização de materiais didáticos específicos que vão auxiliá-lo no início desta jornada que envolve uma filosofia muito forte oriunda do Japão e que ultrapassa diversas gerações e regiões do globo terrestre.



Boa sorte no cultivo!



Fonte: CC Ratto. Curso básico de bonsai, Rio de Janeiro, 2001.

 
 
 

Comments


© 2023 por Íris Palma. Criado orgulhosamente com Wix.com

bottom of page